Eleições 2026 para o governo de SP: Kim Kataguiri e Paulo Serra desistem da disputa

segunda-feira, 22 de junho de 2026
Kim Kataguiri e Paulo Serra

Kim Kataguiri e Paulo Serra

Câmara dos Deputados/Prefeitura de Santo André

Mudança de rumo nas Eleições 2026 para o governo de SP: Kim Kataguiri e Paulo Serra retiram candidaturas e focam na Câmara dos Deputados. Entenda o novo cenário.

Bnews
por Redação 1feed site
Publicado em 22/06/2026

A corrida eleitoral ao Palácio dos Bandeirantes sofreu uma importante reviravolta neste fim de semana. O deputado federal Kim Kataguiri (Missão) e o ex-prefeito do município de Santo André, Paulo Serra (PSDB), decidiram retirar suas pré-candidaturas ao governo de São Paulo. Ambos os políticos anunciaram que vão concentrar seus esforços na busca por cadeiras na Câmara dos Deputados.

A estratégia de Kim Kataguiri na Câmara e no Governo Federal

No sábado (20), Kim Kataguiri oficializou que tentará renovar o seu mandato no Legislativo Federal. O parlamentar também revelou planos para o cenário nacional: caso seu aliado partidário, Renan Santos, vença a corrida presidencial, Kataguiri projeta comandar uma superpasta voltada à reestruturação administrativa do país.

Em suas declarações, Kataguiri enfatizou que atuará na pré-candidatura a deputado federal, mirando a liderança de uma ampla reforma do funcionalismo público caso sua legenda assuma o Planalto, estimando uma reorganização bilionária na máquina estatal e abrindo espaço para a atração de novas lideranças técnicas.

Paulo Serra foca na representação do Grande ABC no Congresso

Já no domingo (21), foi a vez de Paulo Serra formalizar sua saída da disputa pelo governo estadual. O tucano utilizou as redes sociais para esclarecer que a reavaliação de rota foi construída a partir de debates intensos sobre a conjuntura política de São Paulo.


Publicidade
Publicidade Google Ads

O ex-prefeito pontuou que o seu objetivo agora é garantir que as demandas de Santo André e de toda a região do Grande ABC ganhem força no Congresso Nacional. Serra defendeu que ingressar na disputa por uma vaga federal representa o avanço e a ampliação de seu atual projeto político.

Como fica o cenário para o governo de São Paulo?

Após esses desembarques, o quadro da sucessão paulista afunila-se, até o momento, em uma polarização direta entre dois principais nomes: o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), focado na reeleição, e o ex-ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

De acordo com os dados mais recentes do instituto Paraná Pesquisas, divulgados na última sexta-feira (19), Tarcísio lidera as intenções de voto em primeiro turno com 51,4%, seguido por Haddad, que registra 37,9%. No mesmo levantamento, feito quando os nomes anteriores ainda pontuavam, Paulo Serra aparecia com 4,6% e Kim Kataguiri registrava 3,0% da preferência do eleitorado paulista.


Prezado leitor,

Para ler mais artigos exclusivos, assista a um breve anúncio.

Anúncio Carregando... OPEN ❯

Páginas

×