Mudança de rumo nas Eleições 2026 para o governo de SP: Kim Kataguiri e Paulo Serra retiram candidaturas e focam na Câmara dos Deputados. Entenda o novo cenário.
A estratégia de Kim Kataguiri na Câmara e no Governo Federal
No sábado (20), Kim Kataguiri oficializou que tentará renovar o seu mandato no Legislativo Federal. O parlamentar também revelou planos para o cenário nacional: caso seu aliado partidário, Renan Santos, vença a corrida presidencial, Kataguiri projeta comandar uma superpasta voltada à reestruturação administrativa do país.
Em suas declarações, Kataguiri enfatizou que atuará na pré-candidatura a deputado federal, mirando a liderança de uma ampla reforma do funcionalismo público caso sua legenda assuma o Planalto, estimando uma reorganização bilionária na máquina estatal e abrindo espaço para a atração de novas lideranças técnicas.
Paulo Serra foca na representação do Grande ABC no Congresso
Já no domingo (21), foi a vez de Paulo Serra formalizar sua saída da disputa pelo governo estadual. O tucano utilizou as redes sociais para esclarecer que a reavaliação de rota foi construída a partir de debates intensos sobre a conjuntura política de São Paulo.
O ex-prefeito pontuou que o seu objetivo agora é garantir que as demandas de Santo André e de toda a região do Grande ABC ganhem força no Congresso Nacional. Serra defendeu que ingressar na disputa por uma vaga federal representa o avanço e a ampliação de seu atual projeto político.
Como fica o cenário para o governo de São Paulo?
Após esses desembarques, o quadro da sucessão paulista afunila-se, até o momento, em uma polarização direta entre dois principais nomes: o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), focado na reeleição, e o ex-ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).
De acordo com os dados mais recentes do instituto Paraná Pesquisas, divulgados na última sexta-feira (19), Tarcísio lidera as intenções de voto em primeiro turno com 51,4%, seguido por Haddad, que registra 37,9%. No mesmo levantamento, feito quando os nomes anteriores ainda pontuavam, Paulo Serra aparecia com 4,6% e Kim Kataguiri registrava 3,0% da preferência do eleitorado paulista.