Tragédia no DF: Homem de 49 anos morre após esperar mais de 4 horas por socorro em UPA

segunda-feira, 22 de junho de 2026
Homem morre após esperar 4 horas por atendimento em UPA

Homem morre após esperar 4 horas por atendimento em UPA

Reprodução

Caso ocorreu no sábado (20) em uma Unidade de Pronto Atendimento do DF; Polícia Civil investiga suposta omissão de socorro.

Bnews
por Redação 1feed site
Publicado em 22/06/2026

A crise na saúde pública do Distrito Federal registrou mais um capítulo trágico no último final de semana. Um homem de 49 anos, identificado como Vilmar da Silva, faleceu em sua cadeira de rodas enquanto aguardava por atendimento médico em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Conforme relatos de testemunhas, a vítima permaneceu no local por mais de quatro horas sem receber o devido suporte hospitalar.
Demora no atendimento e falta de triagem

O caso aconteceu no sábado. Testemunhas afirmam que Vilmar buscou socorro na unidade por volta das 9h. Contudo, o óbito só foi constatado no período da tarde. Em posicionamento oficial, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), órgão responsável pela gerência da UPA, declarou que o paciente não possuía registro formal de entrada e que ele não chegou a passar pela classificação de risco (triagem).

Segundo a nota do instituto, os profissionais de saúde só foram alertados por frequentadores sobre o estado crítico de Vilmar por volta das 14h30, momento em que constataram que ele já estava sem vida.


Publicidade
Publicidade Google Ads

Protesto de pacientes e intervenção policial

Indignados com a situação, as pessoas que aguardavam atendimento e os acompanhantes presentes na UPA impediram a remoção do corpo antes da chegada das autoridades competentes. A Polícia Civil compareceu ao local aproximadamente às 15h30, confirmando o falecimento da vítima na cadeira de rodas. O caso agora está sob os cuidados da 27ª Delegacia de Polícia, que apura uma possível omissão de socorro.

Governo do DF exige rigor nas investigações

Diante da repercussão do ocorrido, a governadora Celina Leão manifestou publicamente suas condolências aos familiares e amigos de Vilmar da Silva. A chefe do Executivo local informou que notificou rigidamente a Secretaria de Saúde e o IgesDF para que realizem uma auditoria minuciosa sobre a conduta da equipe médica de plantão e assegurou que todos os responsáveis por eventuais falhas assistenciais serão devidamente punidos.


Prezado leitor,

Para ler mais artigos exclusivos, assista a um breve anúncio.

Anúncio Carregando... OPEN ❯

Páginas

×